terça-feira, 9 de agosto de 2011

POR QUE MUITOS CRENTES NÃO PROSPERAM?

Se Deus deseja a prosperidade de todos os crentes, por que nem todos prosperam? Existem muitos crentes que não conseguem "subir na vida", qual a explicação deste fenômeno tão comum? Em postagens anteriores declarei que a vontade de Deus é a prosperidade do crente, expliquei a natureza desta prosperidade e os eventuais abusos que fazem desta doutrina bíblica. Vejo pelo menos cinco razões que explicam a não prosperidade do crente.

A INCREDULIDADE é a principal ladra de todas as bênçãos de Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11). Eu passei 23 anos crente em Jesus, inclusive 11 destes anos sendo ministro em uma igreja evangélica, era descrente quanto ao batismo e dons do Espírito Santo. A incredulidade impediu-me de desfrutar as riquezas plenas do Espírito. Quando passei a crer fui batizado no Espírito, evidenciado nos dons de línguas. Muitos crentes estão "comendo o pão que o diabo amassou" justamente porque não crê na prosperidade.

A CREDULIDADE SEM OBRAS é outra razão que impede a prosperidade. Tem crente que pensa na prosperidade como algo mágico caindo do céu, tipo uma mega-sena celestial no qual dorme pobre e acorda rico de uma noite pro dia. A fé sem obras é inútil (Tg 2). Deus derrama a bênção, abre portas, contudo é através do nosso labor e diligência que entramos pelas portas abertas. Prosperidade sem trabalho árduo é ilusão dos preguiçosos.

O AMOR AO DINHEIRO constitui noutra razão para Deus não abençoar. Há muitos crentes que, se fossem prósperos abandonariam a fé na primeira oportunidade, e Deus, sendo conhecedor das profundezas de nossas almas, não concede prosperidade. Pois o amor ao dinheiro é a raíz de todos os males (1 Tm 6).

MÁ ADMINISTRAÇÃO é outra razão. Saber administrar as finanças pessoais e familiares é imprescindível para a prosperidade. Tem crentes que não sabem fazer bom uso dos cartões de crédito, É preciso ser fiel no pouco para receber mais de Deus.

FALTA DE SEMEADURA. Iremos colher se plantarmos adequadamente, quem não semeia não colhe. Plante sementes de fé na área financeira e então colhemos prosperidade financeira. Aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente (2 Co 9).

Admitindo apenas como hipótese que há muitos crentes que não se encaixam nos impedimentos acima para a prosperidade e mesmo assim continuam na "pindaíba", como explicar isto?. Não sei explicar as exceções, não sei explicar tudo, se soubesse não precisaria da fé. Existem servos de Deus, irrepreensíveis, íntegros, que teme a Deus e evita o mal (jó 1:8). Jó era um crente assim, e mesmo assim sofreu muito. Não sabemos todos os detalhes, mas o livro de Jó nos diz que ele permaneceu temente a Deus e recebeu do SENHOR sete vezes mais. Do outro lado do vale da sombra da morte existe o banquete da vitória.

Prosperidade não significa ausência de problemas, nem que não teremos cicatrizes de batalhas. Significa antes de tudo que não importa o que aconteça, Deus dará a vitória, que vale a pena lutar, que estamos numa guerra que terá um fim e seremos vitoriosos. Deus quer abençoar e enriquecer nossas vidas com toda sorte de bênçãos espirituais. Não perca a esperança e nem se acostume com a mediocridade.

7 comentários:

  1. que falta de semeadura é essa que voce se refere meu irmão ,trata se do que exatamente

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Quando se fala de semeadura, eu percebo isto como um investimento que devemos fazer naquilo que trabalhamos ou lutamos. Porque nao podemos usar argumento desta natureza para iludir ou ludribiar gente pra dar quantidades de soma ou dinheiro na igreja, isso nao. Semear é investir. Sem investimento nao ha sucesso promissor ou na carreira. Apaz de Cristo a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc pensa quê está sendo ludibriado pôr dar "dinheiro na igreja" então nunca poderá prosperar porque esse pensamento caracteriza que vc tem apego ao dinheiro; de outra sorte aqueles que ofertam ao Senhor com fé na igreja com certeza serão recompensados!!!

      Excluir
  4. Jó recebeu o dobro e não 7 vezes mais. por outro lado que não primeiro dizima e depois oferta,ai quanto mais oferta mais irá colher,essa é a lei espiritual da colheita financeira, quem não crê assim,nunca irá prosperar como Deus estabeleceu.

    ResponderExcluir
  5. A bíblia diz que todo o homem na face da terra tem quê dar oferta alçada.

    ResponderExcluir